Retomadas, recomeços ou retornos?

A vida parece ter voltado, já dá pra sair de casa, ainda tem que usar máscara, pelo menos no Brasil, mas há algo diferente no ar, mas relações.

Parece que há estranhamento acontecendo, novos olhares sobre o cotidiano. Como se apresentar e representar presencialmente? Deu pra perceber que o visual da pandemia mudou: roupas mais confortáveis, um ambiente híbrido casa-trabalho, desconhecidos passam a conhecer e saber dos barulhos de onde você mora. Outros conhecidos se desconhecem, a intimidade muda.

Dá pra dizer em pós pandemia? Ainda não sabemos. O que sabemos é que vivemos outro momento de novo. Nem sem, nem com reservas. Isso me faz pensar nos ciclos de vida que temos e os marcos deles: anos, meses, semanas, dias e horas.

Podemos dizer (re)começos? (Re)tomadas? (Re)tornos? Um jeito de pensar é pra frente, como a corredeira do rio que anuncia que aquela água não passará de novo pelo mesmo lugar. Entre hiatos, espaços, cria-se o diferente e com essa lógica, não re-começamos, continuamos. Não re-tomamos, agimos ou reagimos. Não re-tornamos, mas fazemos caminhos que podem se cruzar com outros já percorridos, mas são outros caminhos.

Isso nos deixa livres para sentir e pensar naquilo que é vivo em nós e que pode agir a partir de novos pressupostos, quem sabe, desejos. Há âncoras em nós? Sim, há, mas elas nos seguram ou nos dão aquele suporte pro barco-em-nós não virar diante da tempestade ou da parada necessária?

Vai depender do uso que fazemos desse barco, da condição do mar, do tempo e do tempo que temos.

Publicado em
Categorizado como Saúde Psíquica

Por Fernanda de Sousa Vieira

Mestre e Doutora em Psicologia pela FFCLRP- USP Psicóloga Clínica - CRP 06/101877 Especialização em Sexualidade Humana pelo PROSEX-FMUSP, Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CETCC, Personal and Self Coach pelo IBC Formação em Esquizoanálise pela Escola Nômade de Filosofia www.bravepsico.com Siga no Facebook e Instagram @bebravepsico e no LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/fernanda-vieira-20a910b1

Deixar um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: