Como gerir seu tempo melhor?

Como gerir seu tempo melhor?

Tem mil jeitos!

Vou colocar aqui algumas técnicas que podem ser usadas de maneira prática e rápida.

  • Pomodoro (gestão das horas do dia em pequenos blocos de tempo)
  • Dividir seu tempo em blocos de tarefas (períodos mais longos como dias especificos)
  • Elencar ordem de prioridade (lembrando que prioridade é sempre 1, não existem prioridades iguais: ou vc faz A ou B)
  • Organizar entre tipos de tarefas cotidianas, urgentes, emergentes (para se orientar entre o que fazer primeiro, o que realmente precisa ser feito e o que pode ser deixado para depois ou ser delegado)
  • “Escolher” momentos de sprint e momentos de pausa ou menos esforço para realizar tarefas

Todas essas técnicas podem ser combinadas de maneira da tornarem seu tempo mais eficiente.

O mais importante de tudo é entender como seu tempo funciona pra você e o que ele representa pra você. Em geral “perdemos” tempo em atividades que nos despotencializam, aquelas que não vemos sentido ou que estamos tão cansados que ou a tarefa precisará ser refeito ou ela será empurrada com a barriga até o limite do prazo.

Procrastinamos por uma série se razões como a falta de sentido atribuído à tarefa, sobrecarga, desinteresse, preocupação com outras coisas. Embora objetivamente seja a mesma atitude, não é, porque os motivos e as forças presentes no processo de procrastinação ou gestão eficiente de tempo não são as mesmas. E entender essa relação ajuda a entrever possibilidades de movimentos para modificar a dinâmica da procrastinação.

E para manejar a realidade envolvida no processo de usar bem seu tempo, só usar de técnicas de gestão de tempo talvez não seja suficiente, porque há muito mais coisas envolvidas. Como as condições de execução externas a você, sua habilidade, etapas anteriores a serem cumpridas, relacionamentos interpessoal envolvidos (negociar com que a gente se dá bem, sempre é mais fácil, mas também muita intimidade envolvida na relação pode atrapalhar). Então estar a tendo às questões que interferem no seu dia a dia e nas tarefas que você precisa fazer pode te ajudar a gerir melhor seu tempo.

São dois processos complementares: agir na prática e refletir. E um não é possível sem o outro. Não adianta ficar só pensando sem se colocar para experimentar jeitos diferentes de lidar com o tempo e as tarefas cotidianas. E a mesma coisa o contrário, só lançar mão de técnicas sem entender bem o que está envolvido na procrastinação, na falta de tempo, na perda de tempo é pedir pra se enrolar mais no longo prazo.

By:

Posted in:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: