Desenvolvimento não é crescer.

Desenvolvimento não é crescer.

Esse post é um pouco diferente dos outros desse blog. Venho aqui explicar que de sevenvolver seja onde você queira se desenvolver não significa crescer. Aumentar.

Quando se fala em desenvolvimento de carreira, muitas vezes se quer dizer alcançar cargos mais altos, melhor remunerados, com mais responsabilidades, com mais pessoas a serem lideradas. Mas isso não é necessariamente a única dimensão do desenvolvimento das carreiras a serem alcançados. Eu escuto muito a questão da necessidade de dinamismo nas equipes, melhor e maior conexão com as equipes. E existem técnicas muito boas pra fazer isso de maneira rápida.

Quando se fala de desenvolvimento em relacionamentos amorosos as pessoas arrepiam. Querem contatos profundos, mas não dão tempo de criar raízes. Amor à primeira vista tô a tempo para ser construído. Sabia? Desenvolver um relacionamento não significa ser só feliz nele. Eu escuto muita gente querendo conexões profundas com as pessoas que “amam”, mas desenvolver isso exige criar calos, rusgas, tretas, desamarrar, reapaixonar, suportar.

O mesmo é para filhos, trabalho, parcerias, amizades, familiares, negócios. Desenvolver não é crescer. É transformar de maneira consistente. É manter uma certa superfície e também desenvolver profundidades. É muitas vezes suportar paradoxos como ver o que é invisível e não enxergar o óbvio.

Desenvolver-se no campo relacional é muitas vezes reduzir a participação, redefinir funções, decidir comportar-se de outra forma. E isso não necessariamente é crescer. Mas tem correlação. Se desenvolver é transformar-se em vários eixos, planos, dimensões.

A conversa sobre desenvolvimento não pode ser linear ou teorica, mas experiencial e também coletiva, imaginaria, criativa.

By:

Posted in:


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: