Trabalho, socialização: como fazer amizades?

Em tempos pós pandêmicos em que se ficou muito tempo com a propaganda de afastamento social, vejo que voltar ao trabalho presencial é diário é um novo desafio.

Por um lado, o trabalho remoto foi desmistificado, o híbrido tornou-se mais que uma opção viável, mas também uma opção econômica para as empresas.

A gestão ficou confusa e acho que ainda vamos ter algum tempo pra entender e implantar mudanças e ajustes que aceitam melhor a comunicação de equipes de trabalho.

Mas algo do trabalho presencial que tem passado por estresse é a socialização no ambiente de trabalho: cafezinho, conversa de corredor, reunião de alinhamento, fofocas, chat, happy hours pelo que tenho visto estão tomando novas formas e sendo vistos de maneira diferente.

Escuto que as pessoas andam ficando cansadas de socializar. Cansadas das risadas pouco autênticas, exaustas de reuniões online/presenciais que poderiam ser um e-mail.

Enquanto isso, escuto dos mais extrovertidos, a sensação de haver falta de conexão com a equipe. Falta de… conversa além das amenidades ou além das tarefeiros. Tem uma classe de pessoas que trabalham remoto que tem “pouca” oportunidade de fazer amigos, especialmente no trabalho. Não há encontros, não há olhares entre as tarefas de trabalho. Se por um lado isso pode ser confortável e até produtivo pra quem não quer conversa com ninguém, pra quem está infeliz com o trabalho, pra quem “tem mais o que fazer”, um grupo de pessoas se sente sozinha e sem ninguém pra conversar.

Essas pessoas me relatam ter dificuldade de iniciar uma conversa e de dar um segundo passo na construção de amizades. Vivem até bem, mas sentem uma necessidade incomoda de ter mais amigos. Pra elas, esse momento gera muita ansiedade.

O que fazer com isso se você é alguém que se encaixa nesse grupo? Olhe mais para as relações como algo a ser cultivado.

  • Encare sua ansiedade como adaptativa
  • Experimente falar mais de si (coisas simples, mas proprias suas)
  • Experimente observar e notar mudanças que seus colegas apresentam
  • Abaixe expectativas sobre as amizades imediatas e mostre seu interesse pelas pessoas.

Conversas e amizades brotam de interesses em comum, se você não se mostra, ninguém vai saber o que te interessa, se você não se interessa, ninguém vai contar sobre si. Essas trocas, quando cultivadas com autenticidade, geram espaço para amizade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Comments (

0

)

%d blogueiros gostam disto: