Plantão Psicológico

O Plantão Psicólógico é uma modalidade de atendimento psicológico iniciado aqui no Brasil na década de 1960 e na Be Brave fundamenta-se na abordagem de Aconselhamento Psicológico. Estudos sobre o Plantão Psicológico discutem que esse tipo de atendimento psicológico vai ao encontro das novas demandas da realidade atual tais como:

  • dinamismo,
  • falta de tempo,
  • pouco espaço na nossa rotina para a reflexão,
  • cada vez mais nos vemos sem recursos para lidar com as cobranças do dia a dia.

Esses estudos apontam que o Plantão Psicológico pode ser uma maneira de a Psicologia oferecer apoio e escuta para essas demandas em situações de urgência e emergência psíquicas, em que profissionais e pacientes podem criar juntos estratégias para lidar com situações desafiantes.

Em nossos relacionamentos, é comum termos dificuldades de comunicação, sofrermos junto com isso com a sobrecarga de tarefas fora e dentro de casa. Em períodos em que o estresse aumenta, nos vemos perdidos, sem motivação para desenhar e alcançar novos objetivos e com o tempo, a vida vai ficando cinza. Em outros perídos nos sentimos perdidos em nós mesmos e crises existenciais podem aparecer juntamente com sintomas de transtornos mentais. Ansiedade, choros, revoltas,  arrependimentos e a confusão podem tomar uma parte considerável da nossa vida e aos poucos nossa capacidade de pensar parece minada.

O Plantão Psicológico pode oferecer ajuda nessas situações. Por meio do esclarecimento de dúvidas e da identificação de aspectos que nos trazem confusão desenhamos terapeuta e paciente um mapa para o enfrentamento dessas situações.

A proposta do Plantão Psicológico oferece atendimento de curto prazo, em que buscamos caminhos novos para lidar com:

  • crises psicológicas,
  • tomadas de decisão,
  • necessidade de ser escutado,
  • esclarecimento sobre sentimentos, pensamentos e comportamentos que temos e que muitas vezes não sentimos ter controle sobre eles.
  • aconselhamento de familiares, amigos de pessoas que passam por momentos de crise emocional e têm a intenção de ajudar nesse processo. Para esse público são oferecidas informações e espaço de reflexão, acolhimento e cuidado para o cuidador.

O Plantão Psicológico é um encontro profissional em quem você não precisa firmar um compromisso de tratamento. O tempo de atendimento, por isso, é variável e ocorre de acordo com as necessidades da pessoa atendida e as possibilidades do profissional psicólogo. Sem a necessidade de ter que voltar para continuar o processo de atendimento.

Caso seja necessário, você será encaminhado e auxiliado a entrar em contato com profissionais que trabalham com psicoterapia, e/ou para atendimento psiquiátrico ou de outros profissionais de saúde que possam ajudá-lo com suas necessidades. Caso você queira voltar outras vezes, você poderá voltar e esse processo se iniciará novamente.

Um dos processos oferecidos pela Be Brave é relacionado à saúde mental de trabalhadores. Mais informações você pode encontrar clicando aqui.