Fernanda de Sousa Vieira


Psicóloga CRP 06/101877

Olá, eu sou Fernanda de Sousa Vieira, sou Psicóloga, cadastrada no e-Psi do Conselho Federal de Psicologia, apta para atendimento online.

Minha graduação em Psicologia foi pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (FFCLRP-USP). Venho estudando desde a graduação processos de produção de saúde e de sofrimento mental, tendo extendido meus estudos ao longo de uma especialização em sexualidade humana mestrado e doutorado em saúde mental, grupos de estudo e cursos de extensão e formação em vários campos da Psicologia da Saúde como a Psicanálise, a Terapia Cognitivo-Comportamental e a Psicologia Positiva. Mas atualmente ando passeando pelas terras da esquizoanálise, fazendo Formação nesse campo pela Escola Nômade de Filosofia.

Aprendi teoria a partir da prática desde a intervenção no campo social, coletivo, na pesquisa em servições públicos de saúde mental, na docência e na clínica particular, focando no trabalho com indivíduos, grupos e instituições.

Assim, minha formação passou por intervenções na clínica chamada ampliada, que engloba processos comunitarios, culturais e de políticas públicas, reepnsando e refazendo práticas no cotidiano de cada território onde passei, em conexão com pessoas e instituições que encontrei.

Ao longo desse processo, que ainda está em construção, fui produzindo também conhecimentos no mundo acadêmico e deixo aqui um link para minhas publicações científicas.

Atualmente venho fazendo incursões no campo da Esquizoanálise e hoje me parece que essa abordagem ajuda a integrar meu caminho de estudo tão heterogêneo.

Aqui, nessa página e nas minhas redes sociais (@bebravepsico) eu tento não trazer linguagem psicológica, apenas observar o cotidiano com olhares e referências da teoria, mas numa fala mais fluida e conectada com o senso comum tendo foco na criação de espaços ampliados de discussão.

Quer conhecer um pouco sedentários lógica sem psicologês? Eu tenho um canal chamado Para & Pensa em que eu falo sobre o cotidiano, rapidinho, sem psicologês! Só procurar no Spotify ou no Google podcasts que você encontra.

Caso tenha interesse, também deixo aqui o link do meu Currículo Lattes

Acredito que mudar… Faz parte! Nem sempre é fácil, mas acontece! E pode ser também do nosso jeito e a nosso favor!
%d blogueiros gostam disto: