Ser mãe não é fácil, mas também não precisa ser tão difícil

Publicado em Deixe um comentário

Por Cynthia Cassoni

São muitas as dificuldades encontradas hoje no que diz respeito à criação de filhos. Quando éramos crianças, os pais decidiam tudo pela criança, sem ao menos lhes participar suas decisões.  

Percebeu-se que esta não era a melhor forma de educar os filhos, que as crianças precisam fazer parte das decisões e conversas sobre sua vida. Mas fazer parte, ser ouvida, participar com suas opiniões virou mandar em toda a família.

Hoje encontramos famílias inteiras obedecendo a uma criança; mudam a hora do almoço, o programa escolhido, os convidados em função dos desejos de uma criança.

Ora, logo de cara percebemos que isto não é adequado, mas encontrar o equilíbrio não é fácil. Com uma sociedade inteira agindo desta forma, quando retomamos as rédeas da situação somos criticados por muitos.

Mas quem são os verdadeiros prejudicados com esta situação? As crianças! E, portanto, todas as iniciativas dos pais para estabelecer limites, colocar regras, suprimir comportamentos inadequados e incentivar a ocorrência de comportamentos adequados, devem ser parabenizadas.

Desta forma as crianças compreenderão o que significa viver em sociedade, aprenderão a lidar com frustrações (super normais na vida de todos) e ter a realização de seus desejos adiados, o que lhes fornecerá um leque de habilidades que serão utilizadas em suas experiências de vida.

Então não se descabele mamãe e papai, saibam que um choro aqui e ali é melhor do que um jovem ou adulto sem tolerância a frustrações e que acredita que o mundo existe para lhe servir.

Mais sobre o assunto:

Cassoni, C., & Caldana, R. H. L. (2017). Estilos e Práticas Educativas Parentais: revisão sistemática e crítica da literatura. Novas Edições Acadêmicas.

Hoffman, M. L. (1975). Moral internalization,parental power, and the nature of parent-child interaction. Developmental Psychology, 11(2), 228-239.

 

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.